Páginas

11 de maio de 2012

Crianças assistem aula de Mangá

As crianças do 5º ano da Escola Antonio Moreira Lima aprenderam as técnicas do desenho japonês na Oficina de Mangá, realizado pelo Projeto Cidadania em Ação da Associação Betesda. O professor Itamar Xavier ensina às crianças passo a passo o procedimento de como fazer os desenhos. “O mangá é uma técnica japonesa que apresenta traços diferentes do desenho comum”, relata. Itamar fez um curso de Desenhos Artísticos e Publicitários, onde seus fundamentos são parecidos com o do mangá, porém se aprofundou nessa nova técnica para dar aula no Betesda.

                                                                        Fotos: Sergio Monzani
Camila Giovana, 9, diz que gosta muito de desenhar e que já conhecia o Mangá. “Eu procurava na internet alguns para desenhar e hoje estou aprendendo melhor como se faz.” Camila tem um talento diferente para o desenho e diz que suas amigas até pedem que ela desenhe pra elas. Thiago do Carmo Santos, 9, fala que adora os desenhos, mas que agora está aprendendo como são feitos e pretende fazer vários. “Eu sempre gostei desses desenhos, até tenho alguns no meu celular e agora estou aprendendo a fazer”, diz Thiago.

Crianças mostram seus desenhos feitos na Oficina de Mangá
Segundo a professora da turma, Rita de Cássia Oliveira, os alunos ficaram ansiosos para que as aulas começassem. “Eles não viam a hora de começar, eles se interessam e são muito participativos e atenciosos na aula.” Ela ainda diz que é importante trabalhar com a auto-estima deles, mostrar que estão fazendo um bom trabalho. “Sempre participo das aulas e converso com eles sobre os desenhos que estão fazendo.”, completa. 

As aulas da Oficina de Mangá estão sendo realizadas na quarta e quinta-feira com as turmas do 3º, 4º e 5º ano da Escola Antonio Moreira Lima.

Um comentário:

  1. O desenho tem papel muito importante na formação do conhecimento e precisa ter grande consideração e ser valorizado desde o início na vida da criança, considerando os seus conhecimentos que trás de casa, assim como também o seu dia-a-dia.

    Desenhar deve ser considerado algo essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de registro de evolução da criança. Podemos observar o quanto ela cresce a cada desenho.

    Alem do importante papel exercido pela arte na educação, temos também o importante papel das entidades no auxilio das escolas em periodo integral, visando melhorar o atendimento as crianças durante todo o dia.

    ResponderExcluir